Blog

  • Home
  • Blog
  • Conheça a Mucuna - Antiparkinsoniano/ Afrodisíaco
Conheça a Mucuna - Antiparkinsoniano/ Afrodisíaco
Conheça a Mucuna - Antiparkinsoniano/ Afrodisíaco
27/05/2019

A Mucuna é uma das plantas mais populares e importantes da Índia. Todas as partes desta planta possuem valorosas propriedades medicinais e existe uma grande demanda por esta na Índia e no mercado internacional de drogas. O pó das sementes contém altas concentrações de levodopa, um precursor direto do neurotransmissor dopamina e que vem sendo utilizado na medicina Ayurvedica Indiana para várias doenças, incluindo parkinsonismo.Na América Central, assim como no Brasil, as sementes de Mucuna eram torradas e moídas para fazer um substituto do café, e por isso é conhecida vulgarmente como nescafé.É reconhecida pelas suas propriedades afrodisíacas. Estimula também a deposição de proteínas nos músculos e aumenta a força e a massa muscular, e o seu extrato é também conhecido por estimular o estado de alerta e melhora da coordenação. 
 
Descrição
 
A Mucuna é uma leguminosa anual, nativa das regiões tropicais, especialmente África e Índia, que cresce de 3 a 18 m de altura.É uma trepadeira com galhos longos, finos e opostos, com folhas trifoliadas, lanceoladas de 15 a 30 cm de comprimento. As folhas são largas e ovais, elípticas ou rombóide oval, desigual na base. Apresenta inflorescências de racemos axilares, com flores brancas a  púrpuras que pendem em longos cachos ou pêndulos racemosos. O fruto da planta é uma vagem, espessa e coureácea, com curvatura 5-10 cm x 1,5-1,8 cm, longitudinalmente estriado, túrgido, densamente revestido com pêlos longos e rígidos de cor marroma-laranjados. As sementes são negras, de 4-6 na vagem, ovóides com hilo branco e saliente. 
  
Indicações

Doença de Parkinson; impotência e disfunção erétil; como afrodisíaco e para aumentar testosterona; como anabólico e androgênico, fortalecendo os músculos e ajudando a estimular o hormônio do crescimento.  

Recomendação de uso

Dose recomendada: 400 mg do extrato seco, 1 ou 2x/dia, ou conforme recomendação médica.No tratamento do Mal de Parkinson a dose deve ser estabelecida em função do teor equivalente de L-dopa presente no extrato seco padronizado.  

Reações Adversas

Teoricamente, espera-se que ocorram os mesmos inconvenientes da L-dopa: priapismo; problemas respiratórios; espasmos musculares; dor de cabeça; retenção urinária; mas parece que os extratos causam menos reações do que a L-dopa sintética. Geralmente são limitadas a  náuseas, transtornos gastrintestinais, incluindo insônia e, às vezes,  episódios de discinesia. 

Precauções/Contra-Indicações 

-Não deve ser utilizado durante a gravidez, por poder causar defeitos de nascimento e possuir atividade estimulante uterina;
-Deve ser utilizado com supervisão médica em pacientes com hipoglicemia ou diabetes, por diminuir a taxa sanguínea de açúcar;
-É contra-indicado seu uso em combinação com IMAO;  
-Deve ser evitado por pessoas com síndromes andrógenas excessivas, por possuir atividade androgênica e aumentar os níveis de testosterona;
-Se o paciente tiver condição médica resultando em níveis inadequados de prolactina no corpo, não utilizar, a menos que sob orientação médica, por ser um inibidor da prolactina.Deve ser evitado durante o aleitamento, devido à prolactina ser a responsável pela produção de leite materno;
-Evitar seu uso em casos de problemas cardiovasculares (risco de hipotensão); úlcera gastroduodenal (risco de hemorragia) e câncer de pele.  

Interações 

Pode potencializar medicamentos androgênicos, a insulina, medicamentos anti-diabetes e potencializa medicamentos com levodopa; Vitamina B6 pode diminuir a eficácia da L-dopa; uso simultâneo com certos anestésicos (ciclopropano e halotano) pode causar arritmia cardíaca; antidepressivos tricíclicos podem diminuir a absorção da L-dopa; teoricamente, Mucuna pode diminuir a eficácia de certos antipsicóticos; L-dopa é incompatível com IMAO.  
 
Toxicidade

Os pêlos da vagem seca ou fresca podem causar intensa coceira quando em contato com a pele. Pode causar também dermatites devido à presença de mucunina.O uso da planta não processada em dietas de humanos e galinhas é frequentemente acompanhado por sintomas tóxicos. Em humanos os sintomas observados são neurotoxicidade e mudança no comportamento, bem como vômito. 


Venha até a pH FARMA e conheça nossos produtos, teremos prazer em atendê-los.
pH Farma sua fórmula manipulada em boas mãos.