Blog

Problemas Dermatológicos
Problemas Dermatológicos
18/09/2017

​Micose de peleA micose de pele é um tipo de doença causada pela presença de fungos na pele, que gera coceira, vermelhidão e descamação. Ela pode atingir qualquer local no corpo, sendo mais comumente diagnosticada no verão, pois o calor e o suor favorecem a multiplicação dos fungos que habitam a pele, causando a infecção. 

Existem muitos tipos de micoses de pele, algumas são: Onicomicose, Intertrigo e Pitiríase Versicolor.

Sintomas de micose de pele

Lesões arrendondadas,
Avermelhadas ou esbranquiçadas na pele 
Coceira no localOBS: Seu diagnóstico é feito pelo dermatologista, após a observação do local afetado.

Qual o Tratamento para micose de peleO tratamento para micose de pele consiste na higiene local e no uso de cremes antifúngicos. Alguns tratamentos podem ser prolongados e durar mais de 2 meses. Mas, é importante não abandonar o tratamento antes do aval do médico, pois é normal que os sintomas desapareçam antes da completa remissão da doença, fazendo com que o fungo torne-se ainda mais forte, dificultando sua cura.
Para evitar as micoses de pele, deve-se manter a pele limpa e devidamente seca, evitando sapatos fechados e roupas muito quentes e apertadas em dias de muito calor.
_______________________________________________________________________________

Pano branco
O pano branco, também chamado de micose de praia e cientificamente de Pitiríase versicolor, é uma doença de pele causada por um fungo chamado Pityrosporum Ovale ou Malassezia furfur.
Este fungo produz uma substância chamada ácido azeláico, que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol. Logo, nos locais onde o fungo está, a pele não fica bronzeada como o resto do corpo, ficando com um aspecto mais branco.
 
 
 
 

Causas do pano brancoO pano branco pode ser causado por:Comprometimento do sistema imune;
Calor em excesso;
Oleosidade da pele;
Pré-disposição genética.Estas causas podem acontecer em qualquer idade, mas são mais frequentes durante o verão.

Sintomas de pano brancoOs sintomas de pano branco são:Manchas amareladas ou esbranquiçadas na pele em formato cilíndrico 
Descamação da peleQuando o indivíduo apresenta estes sintomas deve procurar um dermatologista para iniciar o tratamento adequado.
 
 

Tratamento para pano brancoO tratamento para o pano branco é feito com o uso de medicamentos antifúngicos, como o Fluconazol ou o Cetoconazol, por exemplo. Pode-se realizar o tratamento com medicação tópica e/ou sistêmica, com duração de 7 a 21 dias.
Se o indivíduo estiver muito bronzeado, a cura da doença poderá ser alcançada e as manchas brancas persistirem. Isto porque o fungo já não está lá, mas a pele não foi devidamente bronzeada anteriormente nas regiões que foram afetadas pelo fungo.
 
 
Pé de atleta
 

O pé de atleta, conhecido popularmente como frieira, é uma infecção nos pés causada por fungo. É a doença fúngica mais comum dentre todas as que acometem a pele.
 
Causas
O pé de atleta é causado por diferentes fungos do gênero Tricophyton, o mesmo tipo que causa a micose. Meias e sapatos úmidos favorecem o crescimento desses organismos nos pés.
O pé de atleta é contagioso e pode ser transmitido pelo contato com uma pessoa infectada ou por contato com superfícies contaminadas, como toalhas, pisos e calçados. Os indivíduos, no entanto, não adquirem facilmente a infecção entrando em contato com o fungo, existem fatores imunológicos e de barreira que impedem a pene tração do fungo.
 
Fatores de risco
Uma pessoa está em maior risco de contrair pé de atleta se:
For do sexo masculino, embora também possa surgir em pessoas do sexo feminino também
Usar meias úmidas ou calçados apertados
Compartilhar esteiras, tapetes, roupas de cama, roupas ou sapatos com alguém que tem a infecção fúngica
Andar descalço em áreas onde a infecção pode se espalhar, como vestiários, saunas, piscinas, banheiras e chuveiros comuns
Ter um sistema imunológico enfraquecido
 
Sintomas de Pé de atleta
O sintoma mais comum do pé de atleta é apresentar pele rachada e descamada entre os dedos ou na parte lateral do pé. Outros sintomas podem incluir:
Pele vermelha e com coceira
Sensação de queimação ou dor
Surgimento de bolhas
 
A infecção pode afetar um ou ambos os pés e pode se espalhar para as unhas, que ficam descoloridas, grossas e quebradiças. O pé de atleta também pode se espalhar para as mãos - especialmente se a pessoa arranhar ou pegar nas partes infectadas de seus pés. O pé de atleta pode ocorrer juntamente com outras infecções de pele por fungo.
 
 
MICOSE DE UNHA

 
A micose de unha ou onicomicose é uma infecção causada por fungos como bolor ou levedura, que deixa a unha amarela, deformada e grossa.
Geralmente, o tratamento da micose de unha é feito com esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista, como Fluconazol ou Itraconazol, por exemplo. Porém, alguns tratamentos caseiros para micose de unha como escalda-pés ou cremes e loções naturais podem ajudar no tratamento.
A micose de unha do pé é contraída principalmente quando se anda descalço em piscinas ou banheiros públicos, ou se usa sapatos apertados, enquanto que a micose de unha da mão ocorre especialmente quando se partilha materiais de manicure.

Como tratar a micose de unhaA micose de unha pode ser tratada com remédios para micose de unha em forma de comprimidos, prescritos pelo dermatologista, como o Fluconazol ou o Itraconazol, ou através da aplicação de uma pomada ou esmalte para micose de unha, como o Loceryl, a Micolamina ou o Fungirox, por exemplo.
Outra opção, é o uso de laser para micose de unha, que elimina o fungo da micose através dos raios infra-vermelhos emitidos pelo laser. Saiba mais em: Tratamento para micose de unha.Quanto tempo dura o tratamento para micose de unha?O tratamento para micose de unha é demorado, porque o fungo só é totalmente eliminado quando a unha cresce o suficiente. Por isso, a cura geralmente chega por volta dos 6 meses para a micose das unhas das mãos e 12 meses para a micose das unhas dos pés, quando é seguido corretamente.Tratamento caseiro para micose de unhaO tratamento caseiro para micose de unha pode ser feito com a aplicação de 2 a 3 gotas de óleo essencial de cravo-da-índia na unha afetada pelo menos 2 vezes ao dia, pois o cravo-da-índia possui ação antifúngica e cicatrizante.
Além disso, o tratamento caseiro para micose de unha também inclui a adoção de alguns cuidados como:Evitar usar sapatos apertados;
Preferir meias de algodão;
Lavar e secar muito bem os pés, inclusive entre os dedos;
Usar sempre chinelos em piscinas ou banheiros públicos;
Usar materiais de manicure ou pedicure próprios e não partilhá-los.Estes cuidados aceleram o tratamento da micose de unha e previnem uma nova infecção.
Veja outras formas caseiras de tratar a micose de unha em: Remédio caseiro para micose de unha.Sintomas de micose de unhaOs sintomas de micose de unha incluem:Unhas esbranquiçadas ou amareladas, grossas, que podem descolar da pele;
Deformidade nas unhas.O diagnóstico da micose de unha pode ser confirmado através de uma análise ao microscópio de uma amostra de resíduos da unha, para determinar qual o fungo responsável pela infecção, que é essencial para o dermatologista indicar o tratamento adequado.
 
MICOSE DE COURO CABELUDO

Micose do couro cabeludo (ou tínea capilar) é infecção fúngica que atinge a área que cobre o crânio onde o cabelo é implantado. Caracteriza-se pela presença de uma descamação da pele. Esta infecção é causada pelo crescimento de um fungo chamado pitiríase capitis.
A micose do couro cabeludo causa inconveniente nos pacientes pois causa constrangimento estético, social e psicológico.

CausasA pele do couro cabeludo é uma superfície na qual os folículos sebáceos são visíveis e onde o cabelo cresce. A renovação da pele e dos cabelos acontece mensalmente e faz parte do processo fisiológico normal do corpo humano. Através de sua regeneração contínua, as células mortas são gradualmente eliminados e empurrado para fora por novas células.
Em geral, pitiríase está presente no couro cabeludo, mas permanece inativa para algumas pessoas, e pode começar a invadir o couro cabeludo e perturbar o equilíbrio da formação de células, acelerando a recuperação natural. A expulsão das células torna-se perceptível pela sua aglomeração na superfície da pele como pequenas lâminas que formam a película (semelhante à caspa). Este fungo se alimenta de ácido graxo agravar a secura de uma pele já seca.
Além disso, este microrganismo ejeta uma substância ácida que causa coceira e irritação no local. A reação do corpo intensifica o mecanismo da formação de caspa, piorando o ciclo vicioso.
Presente em todos os indivíduos, a infestação do fungo ocorre somente quando certas circunstâncias tais como desordens hormonais e estresse. Doenças infecciosas ou distúrbios digestivos também promovem a sua proliferação. O consumo regular de bebidas alcoólicas, alimentos ricos em ácido ou também nos expõe a caspa.
Perturbações locais, como o pH ácido do couro cabeludo, escovação excessiva, abuso ou uso não adequada de cosméticos e suor excessivo causado pelo uso de capacetes, chapéus ou bonés promovem o desenvolvimento da pitiríase.SintomasA micose do couro cabeludo resulta em caspa e é caracterizada por uma fina descamação comparável aos grãos de trigo. Existem três tipos: a pitiríase simples, a pitiríase esteatóide e a pitiríase amiantácea de Alibert.
A pitiríase simples ou seca é a mais frequente. Isso resulta na formação de pequenas escamas finas, secas, cinzentas ou amareladas e opacas, presentes no cabelo. Também é caracterizado por descolamento espontâneo ou coceira. A pele não fica inflamada, mas a irritação é possível.
A pitiríase esteatóide ou gordurosa é mais grossa e transparente. A descamação consiste em placas que têm dimensões diferentes e aderem ao couro cabeludo. A coloração vermelha da pele reflete inflamação que, por sua vez, faz com que haja uma coceira intensa.
A pitiríase amiantácea representa o desenvolvimento extremo da caspa. As placas são muito grossas, com escamas prateadas aderidas ao couro cabeludo e cabelo. Esta condição ocorre principalmente em crianças.