Blog

  • Home
  • Blog
  • Conheça os benefícios da Guaçatonga
Conheça os benefícios da Guaçatonga
Conheça os benefícios da Guaçatonga
01/04/2019

Trata-se de um arbusto de 3 a 4 m de altura, possui casca cinza-pardacenta, rugosa, ramos longos; folhas permanentes simples, alternas, pecioladas, de bordas serrilhadas, de até 14 cm de comprimento. Numerosas flores pequenas, dispostas em cimeiras axilares de até 50 flores branco-esverdeadas ou amarelas. O fruto é uma cápsula globosa, ovóide, vermelho quando maduro, que contém 2 a 6 sementes envoltas em arilo lanoso comestível. Reproduz por sementes, não é exigente quanto a clima e solo e colhem-se as folhas no início da floração. É nativa da América Tropical, ocorrendo do México à Argentina, no Brasil, ela vegeta em abundância. É usada pela população indígena e cabocla dessas regiões há centenas de anos. O seu uso advém do hábito de ela ser ingerida por lagartos que tenham sido picados por cobras. 

  
Indicações e Ação Farmacológica 
 
Possui ação cicatrizante, antisséptica, antiúlcera, diurética, tônico, estimulante, antimicrobiana, fungicida, depurativa e bloqueador de venenos de cobras. Exerce uma significativa ação anti-úlcera, reduzindo o volume de ácido clorídrico produzido. Comparativamente á cimetidina, não aumenta o pH gástrico, o que ocasionaria dificuldades na digestão das proteínas.  Por conter taninos, forma revestimentos protetores na pele e nas mucosas, dificultando infecções. Aumenta a diurese, e ativa a circulação periférica, estimulando o metabolismo cutâneo, com consequente tonificação local.  Pesquisas constataram que o processo de cicatrização interna ou externamente evolui bem quando tratado com guaçatonga.                

Toxicidade/Contraindicações  

É considerada uma planta segura, mas em altas doses pode causar vômitos e diarreia. Recomenda-se não utilizar durante a gravidez, pois há relatos de que extratos aquosos demonstraram atividade sobre a musculatura uterina em ratas. 

 
Dosagem e Modo de Usar 
 
-Decocção: 2 g para cada 200 mL de água, até três vezes ao dia. 
-Pó: 300 a 600 mg ao dia. 
-Tintura: 5 a 20 ml ao dia, divididos em duas ou três doses. 
 
Venha até a pH FARMA, teremos prazer em atendê-lo.