Blog

  • Home
  • Blog
  • Queda de cabelo - descubra aqui as causas
Queda de cabelo - descubra aqui as causas
Queda de cabelo - descubra aqui as causas
22/02/2019

Você sabia que é normal perder cerca de 100 fios de cabelo por dia?
De acordo com dermatologistas, essa é a média considerada comum, pois os fios possuem um ciclo de crescimento e queda natural,porém ultrapassar essa quantidade pode significar que toda a sua estrutura capilar está fragilizada, desde a raiz até as pontas, por isso a atenção deve ser redobrada.
Existem inúmeros fatores que podem estar fazendo o seu cabelo cair. O primeiro passo, então, é investigar alguns dos principais suspeitos nos casos de queda de cabelo feminino e masculino. Para te ajudar a entender  selecionamos 10  fatores que podem ser a causa de tal mal. 

1º Falta ou excesso de vitaminas: a falta de vitaminas como, ferro, vitaminas do complexo B, proteínas, iodo, zinco e selênio podem causar a queda capilar e o excesso de vitaminas também tem seus efeitos principalmente nos cabelos, a vitamina A, vitamina C, vitamina E, iodo, zinco e selênio são um dos exemplos.

2º Banho muito Quente: A água quente demais pode deixar os fios ressecados e com as cutículas abertas (o que faz com que eles fiquem mais frágeis), além de irritar a pele do couro cabeludo. Nos casos em que a queda de cabelo está associada a algum tipo de infecção (como a caspa ou a psoríase, por exemplo), a água muito quente pode acabar piorando o quadro e acelerar mais ainda a perda dos fios.

 3º Alisamento e modelagem térmicos: A aplicação de calor excessivo (com secadores, pranchas, babyliss e modeladores de cabelo) pode danificar a estrutura dos fios, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a se partirem. O risco de dano é maior ainda quando o cabelo está molhado.
O ideal é sempre utilizar o mínimo de calor possível, manter a chapinha em temperaturas mais baixas e o secador distante dos fios. Produtos que ofereçam proteção térmica também podem ajudar a amenizar os danos.

4º Química muito agressiva: Durante a realização desses procedimentos o cabelo fica extremamente exposto e frágil, e se eles não forem feitos corretamente os fios podem ficar opacos, porosos, ressecados e quebradiços. Para evitar esse risco, procure sempre um profissional confiável e faça um teste numa mecha pequena antes de aplicar o produto no cabelo inteiro.
 
5º Menopausa: Acredita-se que as mulheres manifestam a calvície mais tarde que os homens porque os hormônios femininos protegem os folículos da ação do DHT (hormônio que provoca a calvície). Como a produção desses hormônios é reduzida a partir da menopausa, os fios podem ficar mais vulneráveis à queda.
A terapia de reposição hormonal pode ajudar a evitar esse efeito, mas é uma opção que deve ser considerada com o seu médico pesando todos os fatores relacionados à sua saúde (e não apenas à queda de cabelo).

6º Medicamentos: alguns medicamentos apresentam como efeito colateral a queda dos fios como, anabolizantes, antibióticos, anticoagulantes, anticoncepcional, anticonvulsivantes, antidepressivos, anti-hipertensivos, antiinflamatórios não esteróides, corticóides, quimioterapia e radioterapia,remédios para colesterol, diabetes, gota, tireóide e retinóides.

7º Síndrome do ovário policístico: uma das características da síndrome do ovário policístico é a produção de hormônios androgênicos em níveis maiores que o normal. Alguns desses hormônios estão associados à alopecia androgenética (que causa a maioria dos casos de calvície), e podem favorecer a queda de cabelos.

8º Pós parto: uma gravidez é sempre uma revolução no corpo da mulher, e o organismo leva um tempo para se recuperar totalmente após o parto. É bastante comum apresentar queda de cabelo nos seis meses após o nascimento do bebê. Trata-se de uma reação normal do corpo à flutuação hormonal associada à gravidez, que tende a se resolver normalmente depois deste período.
A amamentação não tem nenhuma relação com a queda dos fios, mas como a produção de leite exige vários nutrientes do corpo da mãe, é fundamental ter uma alimentação rica e balanceada para evitar qualquer deficiência nutricional.

9º Excesso de estresse: Uma das principais causas de queda de cabelo é o excesso de estresse, tanto físico como mental. Isso acontece porque o choque do estresse, após um acidente de trânsito ou após o diagnóstico de uma doença grave, por exemplo, pode trocar o ciclo dos fios do cabelo, fazendo-os cair.

10º Tabagismo: Já se sabe que o cigarro provoca envelhecimento precoce da pele (onde se encontram os folículos capilares), além de prejudicar o sistema circulatório (inclusive os pequenos vasos que sustentam os fios), poder causar danos ao DNA das células (o que pode prejudicar a reprodução das células que compõem o cabelo) e enfraquecer o sistema imunológico (deixando o corpo mais vulnerável a várias doenças que podem fazer o cabelo cair ainda mais).

Existem diversas fórmulas manipuladas para a recuperação do crescimento do fio. Para maiores informações, procure um atendente na farmácia pH Farma e tire suas dúvidas.