Blog

  • Home
  • Blog
  • Dicas para se prevenir nesse calor
Dicas para se prevenir nesse calor
Dicas para se prevenir nesse calor
22/09/2023

Dicas para se prevenir nesse calor:

Dica 1: Fique hidratado

O primeiro passo para se manter bem nos dias quentes é ingerir bastante água para evitar a desidratação, ou seja, a perda de água do corpo, pois este perde mais líquido durante o período de calor, que auxilia no ressecamento da pele e dos cabelos. Procure beber água em temperatura natural a fria, pois tomar água gelada e se expor ao sol ou calor pode causar rouquidão e dores de garganta.

Dica 2: Proteja sua pele
Nos dias quentes a pele deve ficar protegida dos raios nocivos do sol. Utilize sombrinhas/guarda-sol evite fazer caminhadas ou se expor ao sol durante os horários mais quentes, entre 11h e 16h para não ficar com insolação.
O principal cuidado com a pele é a utilização do protetor solar, para combater as queimaduras solares, manchas e o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele.
Deve-se passar o protetor solar 30min antes de se expor ao sol e reforçar o produto de 2h em 2h. Caso haja vermelhidão na pele ou ressecamento, procure passar pós sol ou cremes hidratantes. Não esqueça também de proteger os cabelos, utilizando produtos hidratantes.

Dica 3: Evite o inchaço corporal
Para evitar o desconforto provenientes do inchaço corporal, principalmente nas pernas e pés, aumente o consumo de água e diminua o de sal. Não substitua água por líquidos industrializados, como refrigerantes ou sucos de caixa e em pó e bebidas alcoólicas.
Procure ingerir frutas que contenham mais líquidos e evite comer alimentos pesados e que sejam difíceis de fazer a digestão. Também procure não ficar parado por muito tempo, pois a falta de circulação sanguínea aumenta o inchaço.
Escolha usar roupas leves e calçados que não prendam a circulação durante o período de calor, isso diminuirá desconforto.

Dica 4: Evite o desconforto
No período de calor fungos e bactérias tem tendência a se proliferar e não é diferente no corpo humano, por isso é comum o odor de suor corporal e até mesmo nos pés fica mais forte.
Para evitar esse desconforto utilizar produtos de higiene corporal que auxiliem nesse tipo de proteção contra suor intenso. Também, se possível utilize repelentes seja os corporais ou mesmo os elétricos de ambientes, para evitar alergias por picadas de inseto.

Dica 5: Fique atento aos sinais do seu corpo
Com o calor intenso é comum que os vasos sanguíneos fiquem mais dilatados o que pode causar a queda de pressão arterial e a sensação de moleza, sonolência, escurecimento das vistas e falta de disposição.
Para combater esses sintomas se mantenha hidratado e longe do sol. Mantenha a sua casa ou o seu ambiente de trabalho arejado para evitar o calor e que estes ambientes fiquem abafados.