Blog

  • Home
  • Blog
  • Mês das Mulheres - Qualidade de Vida durante a Menopausa.
Mês das Mulheres - Qualidade de Vida durante a Menopausa.
Mês das Mulheres - Qualidade de Vida durante a Menopausa.
01/03/2022

Muitas mulheres não sabem, mas a menopausa não é o tempo após a mulher parar de menstruar. Na verdade, a palavra menopausa define sua última menstruação, reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência. Em média, acontece por volta dos 51 anos da idade e marca o fim da fase reprodutiva da mulher. Neste período, a produção de hormônios pelos ovários (como estrogênio e progesterona) diminui drasticamente, acarretando os sintomas característicos como os fogachos, alterações psíquicas (depressão, irritabilidade), sintomas genitais (secura vaginal e a incontinência urinária) e até mesmo doenças como a osteoporose. 

Climatério (perimenopausa): antecede em alguns anos (na maioria das vezes, de 2 anos) a menopausa, período em que a mulher tem uma redução na produção de hormônios. Apesar disso, ela ainda está em um período fértil e, portanto, é possível engravidar, mesmo com as menstruações mais irregulares. Importante reforçar que a menopausa pode acontecer a qualquer momento durante o climatério. 

Pós-menopausa: começa um ano após o último período menstrual. Alguns sintomas presenciados durante a menopausa ainda podem ser sentidos (como os fogachos), mas a mulher deve ter atenção especial a doenças que podem aparecer nesta época, como hipertensão, diabetes, osteoporose e câncer.

A alimentação da mulher no climatério e menopausa precisa prover todos os elementos necessários ao bom funcionamento do organismo nessas novas condições. Vale a pena reduzir ou mesmo eliminar produtos gordurosos e estimulantes como laticínios, açúcares, excesso de sal, além da cafeína, nicotina, álcool e chocolate.

Em seu lugar, é fundamental incluir alimentos ricos em antioxidantes (previnem o envelhecimento), minerais como o selênio, magnésio, cálcio, além das vitaminas C e E. Os fitoestrógenos também entram nessa composição, mas em sua forma mais natural, que é o consumo dos grãos, leites e molhos feitos à base de soja.
Outros remédios naturais como exercício físico, consumo de água, exposição moderada à luz solar, sono reparador, ar puro e um estado de bem-estar mental, potencializado pela fé, contribuem para que essa transição ocorra de forma amena e sem maiores transtornos.



https://eurofarma.com.br/artigos/como-ter-melhora-significativa-nos-sintomas-e-mais-qualidade-de-vida-na-menopausa
https://www.vidanatural.org.br/climaterio-e-menopausa/