Blog

  • Home
  • Blog
  • Subvariante BA.2 da Ômicron no Brasil
Subvariante BA.2 da Ômicron no Brasil
Subvariante BA.2 da Ômicron no Brasil
05/02/2022

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) informou, neste sábado (5), que foi identificado o primeiro caso da subvariante BA.2 da variante de preocupação Ômicron da Covid-19 no estado. Nesta sexta-feira (4), o Ministério da Saúde havia confirmado três casos no país; o número total subiu para cinco.
Dois foram identificados em São Paulo. O Ministério da Saúde (MS) também confirmou dois pacientes com a variante no Rio de Janeiro.

O que é a BA.2 ?

À medida que os vírus se transformam em novas variantes, às vezes eles se dividem ou se ramificam em sublinhagens. A variante delta, por exemplo, é composta por 200 subvariantes diferentes.
O mesmo movimento ocorreu com a ômicron, que inclui as linhagens BA.1, BA.2, BA.3 e B.1.1. Um estudo recentemente divulgado na Dinamarca apontou que a BA.2 é mais transmissível do que a BA.1 e mais capaz de infectar pessoas vacinadas.
A BA.1 responde pela maioria dos casos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 99% do DNA viral submetido ao banco de dados global GISAID (em 25 de janeiro de 2022) foi sequenciado como essa subvariante.
Não está claro onde ela se originou, mas a BA.1 foi detectada pela primeira vez em novembro, em sequências carregadas no banco de dados das Filipinas.





https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2022/02/05/sc-identifica-primeiro-caso-da-subvariante-ba2-da-omicron-diz-governo.ghtml
https://g1.globo.com/saude/coronavirus/noticia/2022/02/04/ministerio-da-saude-confirma-3-casos-da-linhagem-ba2-da-variante-omicron.ghtml