Blog

  • Home
  • Blog
  • ​Gerascofobia: O Medo de Envelhecer
​Gerascofobia: O Medo de Envelhecer
​Gerascofobia: O Medo de Envelhecer
31/05/2019

Vivemos em um mundo obcecado pela imagem da juventude e da beleza. Isso naturalmente faz com que sintamos um pouco de medo de envelhecer, pois à medida que vamos envelhecendo perdemos nossas capacidades físicas e o nosso estado de saúde tende a piorar.  Dessa forma, nos tornamos mais vulneráveis a essa questão e isso pode acabar nos assustando.
Muitas pessoas se desanimam quando envelhecem, pois acreditam que já passaram pelos seus “anos dourados”. A Gerascofobia ocorre quando há um medo irracional e exagerado sobre o envelhecimento, afetando o bem-estar geral da pessoa.


Mas o que é a Gerascofobia ?

A fobia, em geral, é um medo irracional que afeta diretamente a qualidade de vida da pessoa e faz com que o indivíduo desenvolva extrema ansiedade quando exposto a situações específicas. A Gerascofobia é o medo de envelhecer. As pessoas com este transtorno ficam horrorizadas com as possíveis mudanças que acontecerão com o passar dos anos em suas vidas.
Algumas dessas mudanças podem incluir o medo de ter que depender dos outros, o medo de perder os movimentos, a possibilidade de ser internado em uma residência para idosos, as mudanças em sua aparência e a perda gradual de sua saúde. 


As causas de Gerascofobia:

A Gerascofobia começa a se desenvolver em torno dos trinta e poucos anos de idade, quando os sinais de envelhecimento (como as rugas) começam a aparecer. Ao se tornar ciente dessas mudanças, o gerascofóbico começa a sofrer de ansiedade. Ao que parece, alguns fatores externos, tais como a mídia, que nos traz padrões de beleza a todo momento e hipervaloriza a juventude, podem ser a causa desse medo irracional. É também possível que a causa seja algum evento traumático sofrido no passado, assim como o medo de ficar sozinho e abandonado durante os últimos anos de vida.


Os sintomas da Gerascofobia:

Os sintomas da Gerascofobia não diferem dos sintomas que ocorrem em outros tipos de fobia. Sendo a Gerascofobia um transtorno de ansiedade, os sintomas geralmente são o medo irracional e a ansiedade.

Abaixo está uma lista dos sintomas:

Sudorese;
Tremores;
Queda da pressão arterial;
Taquicardia;
Dificuldade para respirar;
Incapacidade de falar;
Isolamento social;
Náuseas e tonturas;
Afastamento da realidade;
Calafrios;
Dor ou aperto no peito;
Boca seca;
Confusão e desorientação mental;
Dor de cabeça;


O tratamento para Gerascofobia: 

Apesar da maioria das pessoas que sofrem da Gerascofobia estarem cientes de que seu medo é irracional, elas não conseguem superar esse problema por conta própria. Nesses casos é aconselhável procurar um especialista experiente no tratamento de fobias e transtornos de ansiedade.


Faça uma visita a pH FARMA,aqui você encontra Programa Farmácia Popular do Brasil, Manipulação, Drogaria e Perfumaria.Teremos prazer em atendê-lo.
pH FARMA sua fórmula manipulada em boas mãos.