Blog

  • Home
  • Blog
  • As vantagens de manipular seu medicamento em farmácia com laboratório na própria sede.
As vantagens de manipular seu medicamento em farmácia com laboratório na própria sede.
As vantagens de manipular seu medicamento em farmácia com laboratório na própria sede.
16/05/2019


Os medicamentos manipulados são "personalizados" de acordo com a necessidade de cada paciente,ou seja,ele pode ser feito em forma de cápsula,shake,goma de colágeno,creme,pomada,loção,shampoo ou pó-aromatizado.

Para comprar um medicamento na farmácia de manipulação, primeiramente é importante verificar se a Farmácia tem laboratório em sua própria sede, pois isto garantirá que você está adquirindo um medicamento que passa por alto padrão de rastreabilidade e por sua vez terá também alto padrão de qualidade.É preciso ter uma receita médica que indique o princípio ativo necessário e a dose recomendada, assim o farmacêutico irá preparar o fármaco com a concentração exata e no tempo certo do tratamento, evitando a automedicação.

Outro diferencial é a associação de medicamentos, pois há doenças que precisam ser tratadas com vários remédios ao mesmo tempo.

- Dependendo do quadro clínico do paciente, o médico pode prescrever um medicamento manipulado que possibilite a associação de várias substâncias, impedindo que o paciente tome vários simultaneamente. 


Entre as vantagens de manipular medicamentos estão:

Baixo custo

Segundo dados do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), os medicamentos manipulados são 50% mais baratos do que os industrializados e apresentam as mesmas qualidades.
- Eles não preveem desperdícios. Já os medicamentos industrializados têm custos altos devido à pesquisa e desenvolvimento de novos remédios.



Segurança

Toda matéria-prima utilizada na farmácia de manipulação vem acompanhada de um laudo de análise do fabricante. Além disso, os estabelecimentos geralmente possuem o seu laboratório próprio de controle de qualidade, garantindo a segurança das fórmulas.



Medicamentos não disponíveis no mercado

Alguns tratamentos de doenças raras requerem medicamentos que não existem mais no mercado. Nesses casos, o médico pode recorrer à farmácia de manipulação, pois se a farmácia tiver a matéria-prima do medicamento, poderá manipular o remédio para o tratamento.



A dose certa para cada pessoa

Somente na farmácia de manipulação, sob prescrição, é possível preparar doses diferenciadas que atendam às necessidades de cada paciente. 
- Mesmo que o medicamento seja eficaz, nunca o indique para outra pessoa, pois ele foi formulado para atender as suas necessidades específicas. E não tome remédio por conta própria, a automedicação pode trazer consequências graves para a saúde.



Tipos de medicamentos manipulados

O medicamento pode ser manipulado sob diversas formas: em envelope, cápsula, shake, loção, cápsula, bala de colágeno e, dependendo do caso, podem ser feitos em gel,creme,pomada,shampoo, sabonete ou loção. Se um medicamento industrializado só existe em cápsulas e o paciente tem dificuldade de engoli-lo, na farmácia de manipulação ele poderá ser feito em xarope.



Rótulo personalizado

No rótulo dos medicamentos contém dados do paciente,do prescritor,da farmácia, evitando riscos,como a troca ou o consumo inadequado por outras pessoas.



Atenção na hora de escolher a farmácia!

Independente do tratamento, qualquer pessoa pode usufruir dos medicamentos manipulados. Fique atento e escolha uma boa farmácia para manipular o seu remédio;

-Verifique se a farmácia tem laboratório na própria sede, isto é muito importante, pois elas dão garantia de seus medicamentos manipulados, e o controle da qualidade é totalmente rastreado através de documentações que são apresentadas periodicamente ao SIVISA (Sistema de informação em Vigilância Sanitária) e ao CRF (Conselho Regional de Farmácia).

-Observe se a farmácia oferece assistência farmacêutica e se o farmacêutico está presente. Ele é o profissional habilitado a dar orientação correta sobre seu medicamento.

-Verifique a higiene do estabelecimento e de seus funcionários.

-Exija pontualidade na entrega do seu medicamento.



Venha até a pH FARMA e conheça as vantagens de manipular seus medicamentos conosco, temos laboratório em nossa própria sede e um rígido controle de qualidade, pois sua saúde é nossa maior preocupação.
pH FARMA sua fórmula manipulada em boas mãos!!!