Blog

  • Home
  • Blog
  • CAUSAS E TRATAMENTO DO HIPOTIREOIDISMO
CAUSAS E TRATAMENTO DO HIPOTIREOIDISMO
CAUSAS E TRATAMENTO DO HIPOTIREOIDISMO
02/05/2018

As principais causas da doença são:

1) Doença da tiroide (a causa mais comum). Este é um processo autodestrutivo em que o sistema imunológico do corpo ataca as células da tireoide como se fossem células estranhas. A forma mais comum é conhecida como “tireoidite de Hashimoto”.

2) Tratamento de iodo radioativo, ou cirurgia, para corrigir hipertireoidismo ou para tratar câncer de tireoide

3) Medicamentos antitireoidianos

4) Medicamentos como o lítio (para transtornos mentais) e amiodarona (para problemas cardíacos particulares)

5) Alguns medicamentos com alto nível de iodo, contra a tosse.

6) Um mau funcionamento da glândula pituitária

7) Radiação para câncer de cabeça e pescoço

Pessoas que já tiveram algum dos diagnósticos seguintes poderão ter maior chance de ter hipotireoidismo: intolerância ao glúten, Bócio, Diabetes Tipo 1, Doenças autoimunes, Doença de Crohn, Esclerose múltipla (MS) e Níveis elevados de colesterol.

COMO A DOENÇA É DIAGNOSTICADA?


O diagnóstico do hipotireoidismo um exame físico e exames de sangue. Um exame sanguíneo da função da tireoide é um processo fácil e precisa de apurar se sua glândula tireoidiana está funcionando corretamente.

A tireoide pouco ativa é tipicamente associada a um estado de hormônio estimulante da tireoide (TSH) acima do trecho de referência e um nível de tiroxina (FT4) inferior ao intervalo de referência. É plau sível ter um teste para os anticorpos da tireoide para afir mar que a causa é auto-imune.

Outros fatores, como doenças comuns que podem adulterar temporariamente as leituras de exames de sangue, devem ser descartados. Alguns remédios – prescritos e sem prescrição médica – podem atingir os resultados, por isso é considerável inteirar seu médico a cerca de qualquer remédio que você está tomando.