Blog

O que é o impetigo?
O que é o impetigo?
23/03/2019

Muitos pais ficam extremamente preocupados quando recebem este diagnóstico. E as dúvidas surgem em um segundo: é grave? Tem mesmo que tomar antibiótico? Quais as sequelas?
Vamos entender: o impetigo é uma lesão de pele contaminada por bactérias, que pode se espalhar pelas áreas adjacentes e/ou em outras regiões do corpo. 
Tudo pode começar, por exemplo, com uma picada de insetos. Esta é normalmente a forma mais comum de aquisição do impetigo em crianças. A picada coça. Coça tanto que, sem perceber, as crianças friccionam a pele com tanta força a ponto de fazer uma lesão com saída de sangue.
Acontece que nossa pele é naturalmente colonizada por milhares de bactérias. Algumas são inofensivas e outras nem tanto. Resultado: as bactérias mais agressivas, dentre as quais se destacam o Estreptococos e o Estafilococos aproveitam a lesão formada e lá encontram ambiente propício para se proliferar.
A lesão torna-se, assim, uma ferida contaminada com pus e muitas vezes com uma casquinha dura. Este é o impetigo.
O grande problema é que esta lesão também coça. Quando os dedinhos das crianças tocam esta lesão, ficam também contaminados com as bactérias, principalmente embaixo das unhas. Basta, portanto, encostar em outra ferida ou em outro local com defesas mais reduzidas para fazer outra lesão. E assim o impetigo vai se espalhando.
 
Tem tratamento?
 
Sim. O impetigo tem tratamento e é totalmente eficaz. Consiste na limpeza local do ferimento, assepsia e eventualmente pomadas com antibióticos, sempre orientadas pelo médico. Dependendo da extensão das lesões, indica-se também antibioticoterapia por via oral.
Quais as sequelas?
 
O impetigo causado pelo Estreptococos pode causar uma complicação não muito desejada que se chama Glomerulonefrite Difusa Aguda ou nefrite, como é mais popularmente conhecida. Algumas crianças podem apresentar um tipo de inflamação no rim, em decorrência da infecção pelo Estreptococos. As crianças acometidas apresentam sangue na urina, inchaço no rosto e pressão alta. Este quadro pode ser preocupante e normalmente requer hospitalização para tratamento.

Observação: A diferença entre Impetigo e Catapora  é que o impetigo geralmente aparece em uma area mais localizada e a catapora é espalhado pelo corpo, mas, isso não é sempre um padrão.
 
Cuide de sua pele. Evite, sempre, picadas de insetos.


http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/o-que-e-o-impetigo.html Acessado em 23/03/20196