esteatose hepática, ou gordura no fígado inicialmente não possui sintomas, mas pode provocar sérios problemas de saúde.Veja aqui e cuide-se!"/> esteatose hepática, ou gordura no fígado inicialmente não possui sintomas, mas pode provocar sérios problemas de saúde.Veja aqui e cuide-se!">

Blog

  • Home
  • Blog
  • Entenda algumas coisas sobre Esteatose hepática, e saiba como se prevenir.
Entenda algumas coisas sobre Esteatose hepática, e saiba como se prevenir.
Entenda algumas coisas sobre Esteatose hepática, e saiba como se prevenir.
22/09/2018

Ervas medicinais e o Fígado
 
Algumas ervas medicinais (partes da planta usadas em benefícios à saúde) contêm substâncias que podem lesionar o fígado, porque ele processa tudo que é ingerido pela boca.
 
Alcalóides pirrolizidínicos: Centenas de ervas contêm alcalóides pirrolizidínicos, que podem danificar o fígado. Essas ervas incluem borragem, confrei e determinadas ervas chinesas, como zi cao (Radix arnabiae), kuan dong hua (tussilago), qian li guang (raiz da vida) e pei lan (Eupatorium). Algumas ervas usadas para fazer chás contêm também. Às vezes, o leite, o mel e os cereais estão contaminados com alcaloides pirrolizidínicos, que podem então ser ingeridos sem o conhecimento deste. Lesionando  o fígado gradualmente se pequenas quantidades forem consumidas por um período de tempo prolongado. A lesão pode ocorrer mais rapidamente se uma grande quantidade for consumida. As veias hepáticas podem ficar obstruídas, bloqueando o fluxo sanguíneo para fora do fígado.
 
As pessoas afetadas apresentam dor abdominal e podem chegar a vomitar. Por fim, o tecido cicatricial no fígado (cirrose), a insuficiência hepática e até mesmo levar a morte.
 
Outras ervas: A lesão hepática também pode ser provocada por ervas como Atractylis gummifera, Camellia sinensis (usada para fazer chá preto e chá verde), celandina ("major"), chaparral, Teucrium, jin bu huan, kava, ma huang (Éfedra), visgo, óleo de poejo (usado para fazer chás) e syo-saiko-to (uma mistura de ervas).
 
Fatores de Risco:
Mulheres parecem ter um risco maior de desenvolver excesso de gordura no fígado, uma vez que o hormônio estrógeno, produzido naturalmente pelo corpo feminino, facilita o acúmulo de gordura.
 
Pessoas de ascendência oriental ou hispânica também parecem ter uma maior propensão ao quadro, ao contrário dos descendentes de africanos.
 
Outros fatores de risco são:
 
Síndrome do ovário policístico
Hipotireoidismo
Síndrome metabólica
Apneia do sono
Acúmulo de gordura abdominal.
Sintomas de Gordura no fígado
 
 
Conforme o quadro evolui é possível sentir sintomas como:
 
Fadiga
Dor na parte superior direito do abdômen.
 
Em casos graves, quando as funções do fígado começam a ser comprometidas, começam a aparecer sintomas como:
 
Icterícia
Fezes sem cor
Alterações da coagulação
Alterações do sono
Confusão mental
Tremores
Aumento rápido do volume abdominal
Inchaço dos membros inferiores
Aranhas vasculares.
 
Medicamentos para Gordura no fígado
Alguns medicamentos têm sido usados para tratar gordura no fígado:
 
Vitamina E, na dose de 400 a 800 UI ao dia, é indicada para pacientes com esteato-hepatite e sinais de fibrose hepática, comprovados através da biópsia do fígado.
Drogas usadas para tratamento de diabetes, como a metformina, pioglitazona e rosiglitazona, têm sido utilizadas nos pacientes com níveis elevados de glicemia
Orlistat (xenical) pode ser usado como droga auxiliar para o controle do peso corporal, mas não age diretamente sobre a esteatose.
Alguns trabalhos mostraram benefícios do ômega 3 nos casos de esteatose, mas não de suas complicações, como a esteato-hepatite.
 
Outras drogas foram testadas com resultados inconclusivos, entre elas:
 
Ursacol (ácido ursodesoxicólico)
N-acetilcisteína
Ácido fólico
Silimarina.